Plante um feijão!

Que tal acompanhar o desenvolvimento de uma planta? Propomos aqui que essa experiência seja feita com um pote de geleia – ou qualquer outro pote de vidro reutilizado – de forma que seja possível ver a germinação por completo. Esse experimento toma um tempo maior e mais paciência, mas é um jeito muito bonito e oportuno de observar o crescimento de uma planta. Observar a germinação da vida é um aprendizado importante, e essa atividade pode gerar interesse e curiosidade sobre plantas e  formas de vida diferentes dos seres humanos! Uma sugestão é desenhar e anotar diariamente o desenvolvimento da planta.

Materiais: pote de vidro, um feijão e algodão.
Modo de fazer: umedeça o algodão com a água. Encha o vidro de algodão úmido. Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro, como na foto ao lado.Não deixe o algodão ficar seco – uma vez por dia (ou quando necessário) coloque água aos pouquinhos, para manter o algodão úmido o tempo todo. Em cerca de 3 dias, a raiz vai começar a aparecer no feijão. Quando o feijão crescer mais de 20 centímetros, tire ele do vidro e plante ele em um pote de terra.

Tirar foto da planta todos os dias e/ou desenhar a evolução do crescimento realizando breves anotações sobre o observado.

Fonte: 5 atividades científicas para fazer com as crianças. www. labedu.org.br, 2020. Disponível em: https://labedu.org.br/5-atividades-cientificas-para-fazer-com-as-criancas/. Acesso em: 07 de abril de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *