OBSERVANDO A AÇÃO DE ENZIMAS

Material necessário:

– Gelatina sem sabor;

– Fatias de abacaxi maduro;

Outras frutas como maçã, banana, pera;

– Potinhos de plástico.

Como fazer:

– Faça a gelatina sem sabor, seguindo as instruções da embalagem;

– Coloque a gelatina derretida em três potinhos de plástico;

– Em um dos potinhos, coloque pedaços de abacaxi; em outro potinho coloque pedaços de outra fruta; e no terceiro potinho coloque apenas a gelatina derretida;

– Coloque todos os potinhos na geladeira e aguarde cerca de trinta minutos;

– Passado o tempo, retire os potinhos da geladeira e observe o que aconteceu.

O que está acontecendo?

Depois de retirar os potinhos da geladeira, será possível observar que no potinho que continha os pedaços de abacaxi, a gelatina não endureceu; e nos potinhos que continham pedaços de outra fruta, ou não continham nada, a gelatina endureceu normalmente.
A gelatina é um alimento rico em colágeno. O colágeno é uma proteína formada por longas cadeias de aminoácidos que se unem através de ligações peptídicas, mantendo, assim, a estrutura dos tecidos encontrada. Essa proteína pode ser encontrada em nossa pele, tendões, ossos e até mesmo em vasos sanguíneos.
O abacaxi é uma fruta rica em uma enzima chamada de bromelina. Essa enzima tem o poder de quebrar as ligações entre os aminoácidos, destruindo, dessa forma, a proteína. Por isso, quando a gelatina entra em contato com o abacaxi, mantém-se amolecida, pois tem toda a sua cadeia de aminoácidos quebrada. Por isso, muitas pessoas colocam a carne em contato com suco de abacaxi durante alguns minutos para que a carne fique mais macia. No experimento proposto a seguir, veremos o que a enzima presente no abacaxi é capaz de fazer com o colágeno, proteína encontrada na gelatina.


Fonte: LOUREDO, Paula. Observando a ação das enzimas. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/observando-acao-das-enzimas.htm>. Acesso em: 03 de agosto de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *