|Prêmio Jovem Cientista| Capítulo I – Sobre o Prêmio

Art. 1º. O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Art. 2º. O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivos revelar talentos e impulsionar a pesquisa no município de Juatuba – MG.

Art. 3º. O tema escolhido para a edição de 2021 é ENSINO A DISTÂNCIA: NOVAS POSSIBILIDADES PARA APRENDER E ENSINAR. No momento atual pesquisar, conhecer e disseminar os conhecimentos nas variadas tecnologias disponíveis para o ensino a distância possui grande relevância social.

§ 1º. Para as categorias “Estudante do Ensino Fundamental I”, “Estudante do Ensino Fundamental II” e “Estudante do Ensino Médio”, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisa:

a) Como estudar em casa através de facilitadores e/ou ferramentas digitais

b) Jogos didáticos para aprendizagem (manuais ou digitais)

c) Redes sociais e/ou aplicativos na manutenção do vínculo de amizade entre estudantes

§ 2º. Para a categoria “Profissional da Educação Básica”, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisa:

a) Como ensinar a distância através de facilitadores e/ou ferramentas digitais

b) Jogos didáticos para o ensino a distância (manuais ou digitais)

c) Inclusão de pessoas com deficiência no ensino a distância

d) Redes sociais e/ou aplicativos na manutenção do convívio com a comunidade escolar

Art. 4º. O Prêmio é atribuído a quatro categorias:

  1.  Estudante do Ensino Fundamental I
  2.  Estudante do Ensino Fundamental II
  3.  Estudante do Ensino Médio
  4.  Profissional da Educação Básica

§ 1º. Na categoria “Estudante do Ensino Fundamental I’, podem concorrer estudantes matriculados nesta modalidade de ensino da rede pública de ensino do município de Juatuba.

§ 2º.Na categoria “Estudante do Ensino Fundamental II”, podem concorrer estudantes matriculados nesta modalidade de ensino da rede pública de ensino do município de Juatuba.

§3º. Na categoria “Estudante do Ensino Médio”, podem concorrer estudantes matriculados nesta modalidade de ensino da rede pública de ensino do município de Juatuba.

§ 4º. Na categoria “Profissional da Educação Básica” podem concorrer profissionais da educação básica da rede pública de ensino do município de Juatuba.